quinta-feira, 21 de junho de 2012

Chatiações e Soluções

   De repente você se encontra sozinha, olhando para a janela sem saber o que fazer, muito menos por onde começar. É tanta coisa na sua cabeça que até a mais óbvia e simples das situações, como escovar os cabelos, se torna algo muito cansativo e irritante.
   Enquanto você está se desdobrando em duas pessoas para conseguir aprovação semestral em um curso que exige, no mínimo, 98% da sua dedicação e que você nem sabe se gosta, ainda existem pessoas que você considera importante, que pensam que você não está levando a sério. Mas ao mesmo tempo você não se preocupa com elas, elas são o mínimo dos seus problemas. Como dito anteriormente, você tem coisa de mais para fazer e sua mente não possui mais espaço para armazenar qualquer tipo de julgamento.

   Vem a fase da cobrança psicológica em cima de você mesma. É a hora em que, ao ver um cachorro na rua, você acha que ele é mais capaz que você e que, se estivesse no seu lugar, ele estaria se saindo bem melhor. O desespero bate, e você só pensa no quão cansada está.
   Sem palavras. Tudo que você tenta realizar em um trabalho não te agrada. Você começa a ter o tique nervoso de olhar no relógio a cada dois minutos para ver quanto tempo falta para você se livrar disso, e é aí que você descobre que o - anteriormente conhecido como Problema - tem nome e endereço: O nome é o seu; e o endereço é o seu próprio cérebro.
   É exatamente nessa hora que a máxima "Escolha um trabalho que você ame e você não terá que trabalhar um único dia da sua vida" resolve te fazer uma visita e é então que o Problema sente mais vontade ainda de te atormetar.

   A dúvida, inevitavelmente, surge na sua cabeça: Será que eu vou amar fazer o que eu tento fazer hoje? E caso eu não ame, mas consiga realizá-lo, será que eu serei feliz? O que é felicidade? Realização Profissional compõe grande parte dela?
   Acho que isto não é nem 10% do que felicidade significa para mim. Vai muito além.
   Na verdade, felicidade para mim é quando você acorda em um domingo de manhã com a sua mãe fazendo carinho nas suas costas e até que, com muita preguiça, você levanta da cama, se ajeita e encontra a familia inteira reunida na sala assistindo TV e você da um "oi" meio sem jeito por ter acordado tarde e, com o cabelo meio bagunçado, olha pela janela e repara no quão bonito o dia está. Felicidade para mim é poder abraçar aquelas pessoas que eu sei que não vão me abandonar nas horas dificeis. Felicidade para mim é poder ter a figura dos meus pais como inspiração, seja como pessoa, seja na vida profissional. Felicidade para mim também é sair para a faculdade e depois de retornar cansada, ao abrir a porta, ouvir seu cachorro latindo com a lingua para fora e pulando em cima de você e, ao deitar no sofá procurando um pouquinho de tranquilidade, sentir uma patinha te arranhando pedindo um espaço para deitar com você. Felicidade para mim é quando você, mesmo cansada, vai à aula de dança que tanto ama, encontra com as pessoas que você tanto gosta e acaba descobrindo que você é muito mais forte do que imagina e que tem pessoas ao seu lado para te passarem tanta energia positiva. Felicidade para mim é rir, rir da brincadeira boba que aprendeu com uma colega, rir dos erros que você mesma comete, rir de um seriado legal e ao mesmo tempo rir do que não teve graça para ninguém, mas se teve para você, por que se esconder? Felicidade para mim é cantar desafinado, felicidade para mim é chorar de felicidade depois de ter passado por momentos que você nunca vai esquecer na vida.

   E é depois de dar uma olhada para dentro de você mesma que você percebe que a vida passa muito rápido. Pessoas que você conheceu e que eram importantes para você, ja não estão mais ali e tudo que elas deixam é uma marca enorme no seu coração, fazendo com que você jamais as esqueça.

   O segredo então é parar, olhar ao seu redor e perceber quantas coisas lindas existem e que a vida vai muito mais do que fazer uma plástica para tentar agradar outras pessoas ou se desdobrar em duas todo mês a procura de uma ótima realização profissional. Porque daqui a alguns anos, beleza e nem o dinheiro terão volta, mas o dia azul que você ve no domingo de manhã estará ali por muito tempo ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário