domingo, 18 de julho de 2010

Cinquenta reais para Nove Bocas.

Quantas vezes ao dia passamos por pessoas que nunca vimos antes, que nem sabiamos que existiam, não sabemos o que fazem e muito menos de onde vieram. Isso ocorre praticamente todos os dias de nossas vidas e se quer ao menos paramos uma vez para tentar captar um pouco do que pode estar ocorrendo com alguma dessas pessoas.
Você sabia que algumas delas estão desempregadas?
Você sabia que algumas delas passam fome?
E você ja parou para pensar que essas pessoas acabam se transformando em artistas de rua por falta de opção?
E que também existem aqueles que se tornaram artistas de rua porque não tiveram apoio e por isso foram para as ruas?

Enquanto você está sentado, com seu único irmão e seus pais, no sofá sob um teto que os protege da chuva, do sol, do vento e os mantém frescos no calor e aquecidos no inverno, existem pessoas que não ganham nem 30 reais por dia e têm que manter uma família com 9 indivíduos.
É o caso de uma família do Nordeste que foi para São Paulo com o objetivo de melhorar a vida, e você acha mesmo que eles tiveram sucesso?
A resposta, caso você ja não imagine, é não. Eles se viram com a dupla formada pelo Pai e seu filho mais velho, cada um com seu pandeiro no meio da calçada de uma avenida lotada fazendo as centenas de pessoas que passam por ali diariamente rirem.
E por mais incrível ainda que pareça, na entrevista o Pai dessa família disse:
" Mesmo ganhando pouco em um dia, é gratificante para mim ter a atenção e os aplausos das pessoas que param aqui para ver agente.
Como num dia, um 'moço' passava por aqui, nos assistiu e depois veio me dizer que estava com muitos problemas em casa e que pensava em fazer 'besteira' mas após ter nos assistido, ele esqueceu de tudo. "

Cara, agora eu te pergunto por quê diabos você se entoca dentro de casa, assiste as merdas que passam na televisão e se aliena cada vez mais ao invés de sair, ver um pouco dessas pessoas tão cheias de alguma coisa muito maravilhosa que as faz serem fortes e terem um bom coração.
Você aí, sabia que nem tudo na vida é uma novela?
Nem sempre o bom moço é o playboyzinho filhinho de papai e mamãe.
Existem milhões de pessoas que fazem de tudo para se ajudarem e ajudar às suas familias enquanto você aí acha que estará protegido para sempre.
Lembre-se: O encanto nem sempre tem um final feliz, e quando tudo isso que está à sua volta acabar, de onde você acha que vai tirar forças para continuar?
Valorize o que você tem,
Valorize sua familia,
Valorize até sua capacidade de raciocinio.
E use tudo isso para fazer o bem para alguém que não seja você mesmo.

PLOC!

Um comentário:

  1. Curti Mare, parabéns pelo texto,
    que bom que vc enxerga a realidade
    pq o nosso mundo ta fudido viu :\

    ResponderExcluir